Melhor não entrar na água

Sobe para 23 o número de pontos impróprios para o banho no RS

"

Subiu para 23 o número de pontos impróprios para banho no Rio Grande do Sul. É o maior número de locais com restrição nos relatórios feitos pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) neste verão. O levantamento foi divulgado na manhã desta sexta-feira.

No centro do Estado, são sete pontos impróprios:

Restinga Seca_ Balneário Passo das Tunas

Santa Maria_ Passo do Verde

Mata_ Balneário Mata

Santiago_ Distrito de Ernesto Alves

São Francisco de Assis_  Balneário de Jacaquá

Nova Palma_  Em Nova Palma

Cachoeira do Sul_  Balneário de Praia Nova


Demais locais impróprios

Litoral Norte: continua imprópria a Foz do Rio Mampituba, em Torres, a praia de Arroio do Sal,  e a praia de Atlântida, em frente à SABA. Pela primeira vez aparecem como impróprias a praia  Costa do Sol, em Cidreira, e a Praia de Magistério, em Pinhal.

Litoral Médio: são quatro os pontos impróprios. A praia de Bacopari, em Mostardas, as Praias do Camping e da Barrinha, em São Lourenço do Sul, e a Praia da Capilha, em Rio Grande.

Litoral Sul: estão próprios para banho todos os cinco pontos de coleta nas praias e balneários de Pedro Osório, Arroio Grande e Santa Vitória do Palmar.

Região Hidrográfica do Guaíba: em Rio Pardo, no balneário de Santa Vitória (Rio Jacuí), em Barra do Ribeiro, na Praia Recanto das Mulatas (Lago Guaíba). Também no Lago Guaíba, estão impróprias  Sans  Souci, em Eldorado Sul, e as praias da Alegria e da Florida, no município de Guaíba.

Região Hidrográfica do Uruguai: Em Dom Pedrito, a Praia de Passo Real (Rio Santa Maria) e em Manoel Viana,  no camping Rainha do Sol.

Conforme o site oficial da Fepam, os critérios de balneabilidade definem um local como impróprio para banho, quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas, no mesmo local, os resultados das análises constarem contaminação. Além disso, as águas também são consideradas impróprias quando no trecho avaliado, for verificada uma das seguintes ocorrências:

- Não atendimento aos critérios estabelecidos para as águas próprias;
- Incidência elevada ou anormal, na Região, de enfermidades transmissíveis por via hídrica, indicada pelas autoridades sanitárias;
- Presença de resíduos ou despejos, sólidos ou líquidos, inclusive esgotos sanitários, óleos, graxas e outras substâncias, capazes de oferecer riscos à saúde ou tornar desagradável a recreação;
- pH  9,0 (águas doces), à exceção das condições naturais;
- Floração de algas ou outros organismos, até que se comprove que não oferecem riscos à saúde humana.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Caminhão que transportava trator derrubou postes de luz em Santa Maria

Próximo

Aulas da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo devem começar dia 24 deste mês em Santa Maria

Geral